sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Trabalhadores rurais deixam a sede do Incra sob compromisso do governo

Trabalhadores rurais, que acampavam o entorno da sede
do Incra e MDA, criticavam as ações do governo Dilma
(Foto: ANotA)
por Almir Cezar, de Brasília

Saíram na noite de quarta-feira (21) os trabalhadores rurais de todo o Brasil que estavam acampados no entorno da sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e das secretarias do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) desde segunda-feira (19), quando chegaram a bloquear o prédio.

No mesmo dia do início da ocupação, as associações de servidores dos dois órgãos soltaram nota pública de apoio ao movimento. A ocupação terminou depois que o governo concordou em assumir o compromisso de dar andamento a uma pauta de reivindicações contendo 23 pontos fundamentais para os trabalhadores rurais.

Estes trabalhadores agricultores familiares e sem terras ligados a Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais), MLT (Movimento de Luta pela Terra), MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), MBST (Movimento Brasileiro dos Sem Terra) e Feraesp (Federação dos Assalariados Rurais do Estado de São Paulo) buscam, além de uma Reforma Agrária efetiva, a negociação de dívidas de agricultores familiares, celeridade no cronograma de desapropriação das áreas destinadas à reforma agrária, garantia dos créditos de instalação dos assentados suspensos no momento, entre outras questões.

A expectativa é de que a pauta com os itens de reivindicação apresentados possa finalmente avançar. Os trabalhadores já adiantaram que caso contrário poderão a retomar a ocupação da sede do Incra até que o governo tome providências para atendimento das reivindicações. A luta e pressão constantes devem permanecer.

Servidores do Incra e MDA deram apoio em nota

Ainda na segunda-feira foi divulgada uma nota de apoio das entidades de servidores do Incra e MDA - Cnasi (Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra), Assemda (Associação Nacional dos Servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário) e Assera (Associação dos Servidores da Reforma Agrária de Brasília) - dando todo apoio a luta do setor à luta dos trabalhadores rurais que ocupavam a sede do Incra e MDA.

A nota lembrou a forte greve realizada em 2012 pelos servidores que reivindicava o fortalecimento dos órgãos com a valorização e ampliação do quadro de servidores, o desbloqueio e aumento de recursos orçamentários para programas e políticas para melhorar as condições de atender adequadamente a demanda dos trabalhadores e milhares de famílias que vivem do campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário