sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O que a Bolívia tem?

TURISMO
por Ana Beatriz Serpa, de Brasília
especial para a ANOTA

(Catedral de Copacabana)
Meio assim descompromissadamente a Bolívia entrou na minha vida e se tornou o país que eu visitei mais vezes. Afinal o que a Bolívia, que é alvo de bastante desinformação e preconceito por nós brasileiros, tem de tão especial?

A Bolívia é um dos países mais pobres da América do Sul, com níveis de pobreza que atingem cerca de 70% da população. Seu território está dividido entre o Altiplano – parte de maior altitude na região da Cordilheira dos Andes -, e a chamada Media Luna, próxima à fronteira do Brasil, onde está parte da Amazônia.

(Huayna Potosí, pico de 6.088 m na região de La Paz)
Cerca de 75% da população é de origem indígena, mas a impressão que se tem andando pela rua é que essa porcentagem é ainda maior, pelo menos na região do Altiplano.

Mesmo em cidades grandes como La Paz a massa que circula pelas ruas é em sua maioria formada por descendentes dos povos tradicionais, e não é raro ver as mulheres vestidas com trajes típicos e chapéus que dizem de qual povo elas vêm.

Uma viagem pelas dificuldades

Ao viajar por um país, andar pelas ruas e usar os serviços públicos e a melhor maneira de aprender sobre um povo. E na Bolívia você aprende rápido que quem vive ali enfrenta uma série de dificuldades.

(Orla do Lago Titicaca na cidade de Copacabana)
A primeira vez que fui à Bolívia, estava em Copacabana e comecei a passar muito mal. No segundo dia perguntei ao rapaz da recepção do hotel onde havia um hospital ou um médico para eu me consultar, e ele me orientou cruzar a fronteira e procurar atendimento no Peru.

Da última vez, comprei um chip pré-pago local para usar a internet pelo celular na rua, e ter um contato caso precisasse combinar algo com alguém. Além de não ter conseguido habilitar o chip, uma colombiana que está morando lá me disse que não compensava porque a rede é muito lenta.

E ao pegar os ônibus para ir de uma cidade a outra nem sempre ele será pontual, nem sempre você pagará o mesmo valor que os demais passageiros e nem sempre você chegará ao seu destino final na data planejada. Bloqueios nas estradas são frequentes, e em geral as empresas de ônibus não se responsabilizam.
(Salar de Uyuni)

É compreensível que um povo que vive com tão pouco se rebele. É mais uma das coisas mais impressionantes sobre o povo Boliviano. Estão sempre lutando por uma vida melhor.

E com todas essas dificuldades, de volta à questão:
 afinal, o que é que a Bolívia tem?

Além desse povo bem diferente do nosso, estão na Bolívia algumas das paisagens mais lindas e impressionantes da Cordilheira dos Andes. Ao pousar em La Paz você já começa a ver os picos nevados que circundam a cidade. Estão ali dois dos 3 maiores picos do país, com mais de 6.000 metros de altitude.

(Laguna Kañapa)
Do alto de alguns deles é possível enxergar o azul único do Lago Titicaca. Essa maravilha da natureza que é compartilhada com o Peru, é mais bonita e melhor de visitar do que o lado Peruano. Foi da cidade às margens do Lago, Copacabana, que veio a inspiração para o nome do bairro e da praia mais famosa do Brasil.

Mais ao sul, pode-se ver de perto uma das principais atividades econômicas do país, a mineração. Na região de Potosí é possível entrar em minas e também perceber o peso dessa atividade no cotidiano do país.

Também é nesse departamento que fica o maior deserto de sal do mundo. O Salar de Uyuni tem uma área total de 10.000 km quadrados e fica a 3.600 metros de altitude. A região do entorno do Salar em direção à fronteira com o Chile estão lagoas multicoloridas.

(Plaza Murillo, o Congresso Nacional e o Palácio de Governo
em La Paz)

O Salar é a maior reserva de Lítio – substância utilizada para fazer baterias de celular e outros eletrônicos – do mundo, e as lagoas são ricas em Bórax – que é utilizado para fundir metais.

Além disso as capitais – Sim! A Bolívia tem duas – tem centros históricos mestiços e dignos de grandes centros. A capital constitucional da Bolívia é Sucre, mas pela limitação de estrutura para atender ao serviços públicos a maior parte da Administração fica em La Paz, incluindo os Palácios de Governo e o Congresso Nacional.


Visitar a Bolívia

(Tiahuanaco - Civilização que deu origem ao Império Inca)
A Bolívia pode surpreender tanto pelos sítios arqueológicos, pela forma de vida da população, como pelas paisagens impressionantes.


Foi na Bolívia que surgiu o povo que deu origem ao Império Inca, o maior da América do Sul antes da colonização indígena, e que até hoje é tão presente nos costumes do povo boliviano.

Mas ao planejar sua viagem para lá não se organize tanto. Deixe os imprevistos te surpreenderem. Do não planejado por surgir o melhor da viagem. Sem encarar assim, você pode acabar deixando de admirar várias coisas por estar estressado com os contratempos.

(Hotel de frente ao Lago Titicaca em Copacabana)
Se estiver com o orçamento apertado é possível viajar com muito pouco na Bolívia. Contudo, se estiver com uma folguinha, permita-se alguns luxos. Na Bolívia eles serão muito mais baratos do que na maioria dos lugares. Fiquei num dos hotéis mais charmosos de toda a minha vida por R$ 50 uma vez em frente ao Lago Titicaca.

Abra seu coração para a Bolívia!








Ana Beatriz Serpa é turismóloga e articulista em turismo e viagens para Agência de Notícias Alternativas. Mantém o blog Planejo Viajar - (integrante da rede ANOTA) 

A DIVULGAÇÃO, CITAÇÃO, CÓPIA E REPRODUÇÃO AMPLA DESTE TEXTO É PERMITIDA E ACONSELHADA, desde que seja dado crédito ao autor original (cite artigo de autoria de Ana Beatriz Serpa, publicado originalmente pela ANOTA – Agência de Notícias Alternativas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário