segunda-feira, 28 de março de 2016

Grupo Cultural de São Gonçalo lança jornal gratuito sobre arte

Texto e imagem: AsCom
A noite do dia 19 de fevereiro entrou para a história da cultura gonçalense. A data foi marcada pelo lançamento do jornal impresso do grupo Diário da Poesia, que será bimestral com 3.000 exemplares de distribuição inteiramente gratuita, prometendo ser a voz do artista gonçalense. Um meio 100% cultural para divulgação de eventos gratuitos, lançamentos de livros, etc..  As temáticas são das mais variadas, como: poesia, filosofia, fotografia, cotidiano, artes, e muito mais, dando ao leitor a possibilidade de adquirir conhecimento em diversas áreas.


“Escrever para um jornal voltado inteiramente para essa área é, pois, uma forma de alimentar o espírito artístico. Mas, a melhor de todas as experiências, é ser colunista e leitora, pois essa comunhão cultural é como um almoço em família aos domingos, em que todos estão sentados à mesa, compartilhando ideias” diz Letícia Mounzer, uma das colunistas.



O periódico conta com uma equipe de aproximadamente 20 pessoas, todos voluntários, entre escritores, poetas, fotógrafo e quadrinista, trabalhando para que o meio de comunicação seja um modo de exposição da arte local, assim como de várias poesias e exposições de quadros, afinal tudo que acontece de melhor na cultura gonçalense. Dos quinze colunistas que escrevem para o jornal, nenhum participou ou participa de uma grande mídia, aumentando assim a importância do projeto como formador de novos colunistas. O jornal é uma parceria entre o Jornal Diário da Poesia e o Jornal Daki, que presta, gratuitamente, o serviço de editoração.

         
“A arte, a cultura em São Gonçalo precisam ser vistas e o jornal do Diário da Poesia e mais um canal que vem com esta proposta, na tentativa de mostrar que aqui é um celeiro de talentos, e dos mais variados que posso imaginar neste mundo cultural. Talentos ávidos por mostrar seus dons e expressar suas ideias. O jornal vem com uma didática simples e descomplicada ao tratar de cultura. É a realização de uma marca um projeto, Diário da Poesia, que está querendo somar às linhas da história cultural de São Gonçalo. Precisamos divulgar, expressar e mostrar para esse povo que a resposta para um futuro promissor está na educação e na dedicação com transpiração ou seja, muito trabalho, e quando passeamos pelas páginas deste jornal, é só isso que observamos e absorvemos. Então é isso, um grande projeto, sem fins lucrativos, a não ser levar cultura para todos. Por isso é tão especial.” relata o fotógrafo e poeta José Francisco Rodrigues.


Todo e qualquer patrocínio que consta no jornal é voltado, exclusivamente, para a produção do mesmo. A primeira edição nasceu com oito páginas, mas a aceitação foi tão grande por parte dos leitores, que a partir da segunda edição, que será lançada no dia 15 de abril, o jornal passará a ter 12 páginas. A intenção futura é que o periódico passe a ter 16 páginas e seja mensal, mas só uma coisa nunca irá mudar, pois é a base do projeto, que é a distribuição gratuita do jornal, que está espalhado em mais de 10 pontos de distribuição pela cidade de São Gonçalo, chegando, em sua primeira edição a mais cinco municípios, entre eles: Rio de Janeiro, Niterói e Três Rios...

Segundo o poeta e colunista Marcelo Motta, quando perguntado sobre a importância do jornal, relata: “Simplesmente apoiando a arte e a cultura, apoiamos o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e desenvolvida.”


Além do lançamento do jornal, tivemos muita poesia, música e arte de qualidade. Com um público estimado em 100 pessoas, mesmo sob forte chuva, tivemos a incrível marca de 21 poetas declamando mais de 50 poesias e com a noite de autógrafos do jornalista J.Sobrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário